Infância Descomplicada

 

Slide1.jpg

Hoje, de manhã tive mais uma vez oportunidade de participar num playday promovido pela brincar de rua, uma empresa que promove vários encontros entre pais e filhos, os filhos ficam a fazer jogos de rua, enquanto os pais assistem a uma conferência.

Hoje, foi dia do Dr. Eduardo Sá partilhar connosco algumas ideias sobre a infância e a parentalidade, como achei inspirador, partilho convosco algumas ideias que achei interessantes…

  • Crianças saudáveis fazem birras! Crianças com bons pais fazem birras, porque sabem que as podem fazer, pelo contrário, quando os pais são demasiadamente violentos não as fazem por medo ou então, quando os pais são demasiado frágeis, também não as fazem porque não têm segurança suficiente para o fazerem. Esta foi aquela parte em que me vieram as lágrimas aos olhos, porque me emociono sempre quando me dou conta que não sou uma ET (sozinha!) e que há mais pessoas (outros ET’s) a pensar a infância e a parentalidade como eu!
  • Bater e usar a agressividade nas brincadeiras faz parte do desenvolvimento saudável e desejável das crianças, as crianças precisam de experimentar a agressividade para poderem aprender a lidar com a zanga, raiva e a frustração. (Atenção eu escrevi agressividade, não escrevi violência nem bullying!)
  • Não é necessário abrir guerra aos brinquedos digitais, pois a sua utilização regulada também é benéfica, no entanto, os mesmos não devem servir de babysitters.
  • As crianças têm direito à porcaria! Deixem as crianças sujarem-se, comerem sem as mãos lavadas, tirarem a fruta das árvores… e por aí fora!
  • A pancadaria entre irmãos é normal e desejável, devemos dar oportunidade aos irmãos de experimentarem estes papeis de zanga, aprenderem a auto-regularem-se e a gerir o conflito entre ambos. ( Atenção não escrevi deixar o irmão arrancar o olho ao outro, nem nada parecido!)
  • Por último, a escola, a questão que ficou no ar foi – qual a verdadeira função da escola? Que tipo de aprendizagens estão os nossos filhos a retirar da e na escola?

Enfim, … eu, mãe saudavelmente imperfeita, me confesso!

Raquel Calapez

Desconhecida's avatar

Autor: Raquel Calapez

Eu sou aquilo que escolho ser!

Deixe um comentário